O Sistema Solar é constituído pelo Sol e pelo conjunto dos planetas, e outros fragmentos de menor dimensão entre os quais se contam os planetas anões e os corpos menores do Sistema Solar (asteróides e cometas).

Ainda não se sabe, ao certo, como o sistema solar foi formado. Existem várias teorias, uma delas é que os sistema solar se formou apartir duma expansão, o big bang.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Sol


O Sol começou a brilhar quando o núcleo atingiu 10 milhões de graus Celsius, a temperatura suficiente para iniciar reacções de fusão nuclear. A radiação acabou por gerar um vento solar muito forte, conhecido como "onda de choque", que espalhou o gás e poeira restantes das redondezas da estrela recém-nascida para os planetas que se acabaram de formar.

Mercúrio


Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol e o primeiro dos quatro planetas rochosos do sistema solar. Ele também é o menor planeta do nosso sistema, com diâmetro aproximadamente 40% menor do que o da Terra e 40% maior do que o da Lua. É até menor do que Ganímedes, uma das luas de Júpiter e Titã, uma lua de Saturno. Mercúrio teve o seu nome atribuído pelos romanos baseado no mensageiro dos deuses, de asas nos pés, porque parecia mover-se mais depressa do que qualquer outro planeta.

Vénus


Vénus é o segundo planeta do Sistema Solar em ordem de distância a partir do Sol. Recebeu o seu nome em honra da deusa romana do amor, Vénus. Trata-se de um planeta do tipo terrestre, chamado com frequência planeta irmão da Terra, já que ambos são similares (idênticos) quanto ao tamanho, massa e composição.
Quando Vénus está mais brilhante pode ser visto durante o dia, sendo um dos dois únicos corpos celestes que podem ser vistos tanto de dia como de noite (sendo o outro a Lua). Vénus é normalmente conhecido como a estrela da manhã (Estrela d'Alva) ou estrela da tarde (vésper) ou ainda Estrela do Pastor.

Terra


A Terra é um planeta do Sistema Solar, sendo o terceiro em ordem de afastamento do Sol e o quinto em diâmetro. É o maior dos quatro planetas rochosos.
Entre os planetas do sistema, a Terra tem condições únicas: mantém grandes quantidades de água em estado líquido, tem placas tectónicas e um forte campo magnético. A atmosfera interage com os sistemas vivos. A ciência moderna coloca a Terra como único corpo planetário conhecido que possui vida da forma a qual conhecemos. Alguns cientistas como James Lovelock consideram que a Terra é um sistema vivo chamado Gaia.

Marte


Marte é o quarto planeta a contar do Sol, situando-se entre a Terra e a cintura de asteróides. De noite, aparece como uma estrela vermelha, razão por que os antigos romanos lhe deram o nome de Marte, o deus da guerra. Os chineses, coreanos e japoneses chamam-lhe "Estrela de Fogo", baseando-se nos cinco elementos da filosofia tradicional oriental. Executa uma volta em torno do Sol em 687 dias terrestres (quase dois anos).
Marte é um planeta com algumas afinidades com a Terra: tem um dia com uma duração muito próxima do dia terrestre e o mesmo número de estações.

Júpiter


Júpiter é o maior planeta do sistema solar, e o quinto a partir do Sol. É conhecido pela Grande Mancha Vermelha e pelos seus quatro grandes satélites: Ganímedes, Europa, Io e Calisto. Júpiter é um dos planetas do sistema solar que tem anéis, os seus anéis são constituídos por pequenos fragmentos de rochas, que reflectem pouco a luz do Sol.

Saturno


Saturno é o sexto planeta do Sistema Solar, é facilmente observado da Terra.
Este planeta gasoso é constituído, praticamente, por hidrogénio e hélio, por isso não à existência de qualquer forma de vida.
É o segundo planeta maior após Júpiter.

Úrano


Úrano é o sétimo planeta do Sistema Solar, situado entre Saturno e Neptuno.
A sua cor azul é devida à presença de metano na alta atmosfera. Não existe qualquer forma de vida neste planeta.

Neptuno



Neptuno é o oitavo planeta do sistema solar, recebeu o nome do Deus do mar.
Foi o primeiro planeta encontrado por uma previsão matemática.
Neptuno tem 17 vezes a massa da Terra, a cor azul deste planeta deriva dos seus principais componentes.
Possui um sistema de quatro anéis muito finos e difusos, que são formados por poeiras.

Um planeta anão é um corpo celeste muito semelhante a um planeta, dado que orbita em volta do Sol e possui gravidade suficiente para assumir uma forma com equilíbrio hidrostático (aproximadamente esférica), porém não possui uma órbita desimpedida.

segunda-feira, 8 de junho de 2009